1. FuTimão

STJD Adverte Fabinho Soldado e Equipe do Corinthians: Detalhes do Julgamento

Por Redação FuTimão em 18/09/2025 11:33

A 6ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concluiu, em julgamento realizado nesta quinta-feira pela manhã, a análise do caso envolvendo o executivo Fabinho Soldado e outros três integrantes da comissão técnica do Corinthians. O desfecho resultou em advertências para os profissionais, permitindo-lhes, na prática, prosseguir normalmente com suas atividades cotidianas no clube.

O episódio que motivou a denúncia, sob o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), refere-se a uma suposta conduta antidesportiva. Os funcionários do Alvinegro, assim como o próprio clube, foram acusados de ameaçar o árbitro Bruno Arleu de Araújo em 13 de julho, durante o confronto entre Corinthians e Red Bull Bragantino, ocorrido na Neo Química Arena.

O Incidente que Levou ao Banco dos Réus

De acordo com o relato do árbitro Bruno Arleu, detalhado na súmula daquela partida e disponibilizada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os membros da equipe corintiana teriam se dirigido a ele de forma agressiva. As abordagens teriam ocorrido tanto ao término do primeiro tempo quanto após o apito final do jogo.

O documento oficial da partida menciona especificamente Fabinho Soldado (executivo), Marcelo Carpes (preparador de goleiros), Mauro da Silva (observador técnico), Reverson Pimentel (preparador físico) e José Carlos de Freitas (auxiliar administrativo) como os indivíduos que teriam se aproximado do árbitro de maneira hostil.

Inicialmente, a denúncia trazia a possibilidade de sanções mais severas. Os funcionários do Timão poderiam enfrentar suspensões que se estenderiam por até seis partidas, além de multas que chegariam a R$ 10 mil, pela conduta antidesportiva imputada.

STJD Adverte Fabinho Soldado e Equipe do Corinthians: Detalhes do Julgamento
Foto: (Rodrigo Coca / Ag.Corinthians)

A Estratégia Jurídica e o Veredito Final

Durante a sessão de julgamento, a defesa do Corinthians argumentou que as informações contidas na súmula não eram suficientemente detalhadas para individualizar a conduta de cada um dos denunciados. Esse ponto, segundo o advogado do clube, tornaria inviável a aplicação de penas específicas a cada profissional.

O debate foi conduzido pelos julgadores José Dutra Júnior (presidente), Rodrigo Bayer (relator) e Jorge Octávio Galvão (vice-presidente), acompanhados por Aline Gonçalves Jatahy e Eduardo Ramos. Após mais de uma hora de deliberação, a 6ª Comissão Disciplinar proferiu seu veredito, que culminou nas seguintes decisões:

Acusado Decisão Original da Denúncia Veredito Final da 6ª Comissão Disciplinar
Corinthians (Clube) Denunciado por conduta antidesportiva Absolvido
Mauro da Silva Denunciado por conduta antidesportiva Processo Extinto
Marcelo Carpes Suspensão de 1 partida Convertida em Advertência
Reverson Pimentel Suspensão de 1 partida Convertida em Advertência
José Carlos de Freitas Suspensão de 15 dias Convertida em Advertência
Fabinho Soldado Suspensão de 20 dias Convertida em Advertência

Dessa forma, os envolvidos, embora advertidos, evitaram suspensões que os afastariam de suas funções, garantindo a continuidade de suas presenças no dia a dia do Corinthians .

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
João

João

Nível:

Rank:

Comentado em 18/09/2025 13:11 Ficou no papo, msm risco grande! Vai Corinthias!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos