- FuTimão
- Palmeiras x Corinthians: Especialistas debatem escalação de Abel Ferreira para o clássico
Palmeiras x Corinthians: Especialistas debatem escalação de Abel Ferreira para o clássico
Por Redação FuTimão em 05/02/2026 10:42
A recente vitória expressiva do Palmeiras sobre o Vitória por 5 a 1 levanta um questionamento crucial para o próximo confronto contra o Corinthians: será que Abel Ferreira optará por uma formação mista? Essa possibilidade foi levantada e gerou um debate acalorado entre os comentaristas no UOL News Esporte, com Julio Gomes defendendo a tese e Arnaldo Ribeiro e Walter Casagrande expressando opiniões divergentes. A discussão foi tão intensa que chegou a envolver uma aposta de jantar entre os participantes.
Estratégia de Abel Ferreira em Destaque
Arnaldo Ribeiro apresentou uma visão enfática contrária à ideia de um time misto. Ele argumentou: "Não vai com time misto em nenhuma hipótese. É uma folga tranquila, é quarta à noite, domingo à noite e quinta. O Corinthians tá entalado, não é a histórica a coisa. O Corinthians tá entalado do Abel ao Vitor Roque -- o Palmeiras vai com tudo, o Palmeiras vai com tudo! Aliás, esse jogo é interessante porque vai ser o último jogo legal do Campeonato Paulista. É o último jogo legal. Porque a fase final talvez nem tenha outros grandes, vai saber..."
Por outro lado, Julio Gomes propôs que uma escalação alternativa poderia ser benéfica. "Se o Palmeiras perder do Corinthians , vai ter protesto, vai ter isso, tal. Agora, e se for um Corinthians totalmente titular contra o Palmeiras bem mais para a reserva do que para titular? Eu acho que isso diminui um pouco as coisas. Dá uma diminuída, dá uma baixada nessa fervura que pode pintar para o lado da torcida. E eu acho que esse caminho que está pavimentado. O Corinthians já está claro que vai colocar time misto hoje contra o Capivariano no Paulistão, vai jogar com a força máxima domingo contra o Palmeiras. O Palmeiras já tem o Campeonato Paulista controlado, tem 12 pontos, ele vai se classificar, ele já armou o seu colchãozinho no Campeonato Paulista e ele pode poupar um monte de jogadores contra o Corinthians e focar no Campeonato Brasileiro, no jogo do meio de semana que vem pelo Campeonato Brasileiro e, entre aspas, rifar o jogo de Itaquera que já não seria fácil mesmo com titulares. Bota um misto, bota uma molecada e isso alivia um pouco para o time que vai entrar em campo."
O Histórico e a Pressão do Derby
A capacidade de Abel Ferreira em gerenciar o elenco foi destacada. Julio Gomes reforçou sua visão: "O Abel conseguiu levar o Campeonato Paulista revezando o time. Ele é muito bom nisso, ele tem muito bem o controle disso. Se o time titular do Palmeiras titularíssimo vai, o fino do fino que o Palmeiras tem para colocar em campo hoje e perde do Corinthians domingo, é uma coisa. Se ele joga com vários jogadores que não são os titulares absolutos e faz um jogo duro e eventualmente perde, o cenário é outro. Se perder de 4 a 0, 5 a 0, tanto faz quem botou em campo, mas o Corinthians não ganha de 4 a 0, 5 a 0 de ninguém desde 2012. Então, não é muito o cenário do Corinthians ganhar de goleada de alguém, não tem acontecido muito e também não é muito estilo do Dorival. O Palmeiras vai fazer um jogo super competitivo contra o Corinthians , mas eu acho que ele tem total tranquilidade para poupar 3, 4 jogadores, para escolher, para colocar alguns titulares no segundo tempo. Tudo bem, para vocês, o indício que o Abel deu ontem é de que ele vai com força máxima. Eu, olhando para o que o Abel já fez, já colocou time reserva contra o São Paulo, eu acho que ele vai fazer de novo no domingo."
Walter Casagrande apresentou uma perspectiva diferente, enfatizando o peso da camisa e da rivalidade histórica: "Isso aí não existe porque não é o jogador, é a camisa que conta. O Palmeiras pode ir lá com um moleque de 13 anos, se tomar 6x0, é o Palmeiras que perdeu de 6x0. A torcida vai chiar do mesmo jeito. Não é o cara que tá dentro da camisa. A história é a camisa. A história é o Derby. São as camisas que jogam contra há 300 anos. E a rivalidade são as camisas, são as histórias dos clubes. Você não pode, jamais o Palmeiras vai na Arena do Corinthians com time misto, sabendo que pode tomar 4, 5. Se tomar 3, 4 do Corinthians no domingo com um time misto, tanto faz pra torcida. A torcida vai chiar do mesmo jeito. Talvez fique até mais revoltada com o Abel, porque pôs um time misto pra jogar contra o Corinthians na arena do Corinthians . Isso aí nem o Corinthians iria fazer, nem o Palmeiras iria fazer isso."
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros