- FuTimão
- Augusto Melo Enfrenta Revés Judicial e Impeachment no Corinthians Avança
Augusto Melo Enfrenta Revés Judicial e Impeachment no Corinthians Avança
Por Redação FuTimão em 12/12/2024 20:39
Entenda o Processo de Impeachment no Corinthians
O processo de destituição de Augusto Melo, presidente do Corinthians, ganhou um novo capítulo com uma decisão judicial desfavorável ao dirigente. Embora o processo tenha fundamentos legais, sua natureza é eminentemente política. O estatuto do clube estabelece critérios claros para a remoção de um presidente, incluindo:
a) "ter praticado crime infamante, com trânsito em julgado da sentença condenatória;"
b) "ter acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Corinthians;
c) não terem sido aprovadas as contas da sua gestão;"
d) "ter infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária;"
e) "prática de ato de gestão irregular ou temerária."
Acusações e Contrato Polêmico com a VaideBet
O pedido de impeachment contra Augusto Melo se baseia, principalmente, nas alegadas irregularidades envolvendo o contrato com a VaideBet. A Polícia Civil está investigando este acordo, e os que pedem a destituição de Melo argumentam que sua atuação e omissão levaram a "imagem da instituição foi arremessada num lamaçal de notícias degradantes", além de supostamente infringir a Lei Geral do Esporte.
Além deste processo, Augusto Melo também enfrenta outro pedido de impeachment, embasado em um relatório do Conselho de Orientação (CORI). Este relatório aponta uma gestão temerária por parte do dirigente, aumentando a pressão sobre sua permanência no cargo.
Decisão Judicial Desfavorável a Augusto Melo
O presidente do Corinthians, Augusto Melo, havia conseguido uma liminar no dia 2, suspendendo a reunião do Conselho Deliberativo que debateria seu impeachment. No entanto, essa liminar foi derrubada em segunda instância por uma decisão dos desembargadores Salles Rossi, Benedito Antonio Okun e Clara Maria Araújo Xavier. Eles entenderam que o pedido de Melo não procedia, abrindo caminho para que a destituição do presidente volte a ser discutida no Conselho do clube.
Próximos Passos e Reação do Conselho Deliberativo
Apesar da decisão judicial, é provável que o assunto só volte à pauta do Conselho em 2025. Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho do Corinthians, declarou que irá “avaliar com muita calma e serenidade como sempre” a situação. Ele também afirmou que sempre agiu com correção e justiça, e que a decisão do Tribunal refuta a tese de um golpe político dentro do clube.
A situação de Augusto Melo no comando do Corinthians permanece instável. A derrota na justiça reacendeu o debate sobre seu impeachment e o futuro do clube. Os próximos capítulos dessa história prometem ser decisivos para a gestão corintiana.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros