1. FuTimão

Dorival Júnior Revela a Tática do Corinthians Contra o Palmeiras na Copa do Brasil

Por Redação FuTimão em 07/08/2025 00:44

Após a significativa vitória por 2 a 0 sobre o arquirrival Palmeiras, que garantiu a passagem às quartas de final da Copa do Brasil, o treinador Dorival Júnior exibiu um semblante de profunda satisfação durante a coletiva de imprensa no Allianz Parque. O comandante do Corinthians fez questão de enaltecer o empenho coletivo de seus atletas e, com particular destaque, sublinhou a dedicação aos treinos de lances de bola aérea ao longo da semana ? precisamente a origem de ambos os tentos no clássico decisivo.

A perspicácia tática de Dorival ficou evidente em suas declarações, reforçando a crença em um trabalho meticuloso. "Nos preocupamos com detalhes, preparamos a equipe nessas duas últimas semanas, graças a Deus conseguimos passar por um grande adversário. Estamos começando a encontrar um caminho um pouquinho diferente. O resultado do fim de semana já mostrava isso. Quando não acontecem vitórias, tudo se apaga, no Brasil é assim", pontuou o técnico, aludindo à cruel lógica do futebol nacional, onde a ausência de triunfos ofusca até mesmo desempenhos promissores.

O treinador fez uma retrospectiva, indicando que o time já vinha demonstrando sinais de evolução em confrontos anteriores, mesmo sem a concretização da vitória. "Já no domingo merecíamos ter uma sorte melhor em razão do que fizemos desde o primeiro momento. Não acontecendo isso é natural que tivemos que ter uma vitória diante de uma das três melhores equipes da competição. Fico feliz, é um caminho que enfrentei em outras equipes, outros momentos, enfrentando nessa fase adversários complicados, que nos levaram a uma situação importante na competição", explicou Dorival, relembrando sua trajetória e a capacidade de superar fases desafiadoras em outras agremiações.

O Caminho da Vitória no Dérbi da Copa do Brasil

O Alvinegro ingressou no campo palmeirense com a vantagem mínima de 1 a 0, construída no duelo de ida em Itaquera. A partida ganhou um novo contorno logo aos 12 minutos do primeiro tempo, quando Aníbal Moreno foi expulso por uma agressão a José Martínez, um evento que, paradoxalmente, não simplificou de imediato as ações do Timão em campo, mas alterou a dinâmica do confronto.

Ainda na etapa inicial, Matheus Bidu inaugurou o marcador, aproveitando um cabeceio de Gustavo Henrique em uma jogada de escanteio, demonstrando a eficácia da preparação. No segundo tempo, em uma cobrança de falta lateral, Garro desferiu um cruzamento preciso na segunda trave, onde Gustavo Henrique , novamente, subiu sem marcação para selar o placar e carimbar a vaga corintiana nas quartas de final da Copa do Brasil.

"Partida bem disputada, desde o primeiro minuto estávamos concentrados, focados, entendendo a importância do resultado. Quando aconteceu a expulsão, por incrível que pareça, tivemos uma quebra no posicionamento. No intervalo, buscamos correções, posicionamentos alterados, melhoramos muito, começamos a pressionar novamente, trabalhamos bem a bola. Foram dois gols de bola parada que fizeram com que destravássemos a partida. Fico muito feliz, é um momento muito difícil que estamos atravessando, todos sabem, o Corinthians vivendo um momento complicado, lá dentro estamos resolvendo tudo com os atletas que estão integrados, buscando estarem muito próximos, juntos para que possamos encontrar um caminho e uma solução", detalhou Dorival Júnior aos jornalistas, reafirmando a importância da exaustiva preparação em lances de bola parada.

A Evolução Individual e o Foco Coletivo

A performance de Matheus Bidu , autor do primeiro gol, foi um dos pontos de pauta na coletiva. Dorival abordou a gestão do elenco, especialmente na lateral esquerda. "A gente dá atenção a todo que querem. Quando cheguei, tínhamos quatro laterais-esquerdos, eu tive que definir por dois ou três que pudessem permanecer, valorizando o máximo possível, tentando mostrar aspectos importantes para a posição, que eu acho importante. Bidu vem num momento de evolução, assim como Fabrício vinha crescendo. Hugo também vinha bem, só o Palacios não jogou comigo, não tive como dar oportunidade, não tinha como trabalhar com quatro atletas da posição. Esses três vinham num processo importante de evolução. A última atuação do Fabrizio foi num nível muito alto, isso nos deu boa condição dentro do jogo", disse o técnico, evidenciando sua filosofia de desenvolvimento de atletas.

No que tange à prioridade da Copa do Brasil, o técnico adotou uma postura cautelosa e respeitosa. "A gente não pode pensar assim, qualquer adversário que tenha passado passou com méritos e teremos jogos muitos disputados. Serão equipes que merecidamente alcançaram resultados. É um torneio que é liberal, ao mesmo tempo ele proporciona a algumas equipes que não estejam vivendo um grande momento superarem equipes mais fortes. Isso se comprova a cada ano, a cada edição. Já vimos equipes que iniciavam competições sem projeção chegando a finais e sendo campeãs. Temos que ter respeito por todos, manter a situação que estava. Uma equipe que estava buscando equilíbrio, regularidade e padrão. É assim que temos que trabalhar", ponderou Dorival, ressaltando a imprevisibilidade da competição e a necessidade de manter o foco na construção de uma equipe sólida.

Com a classificação assegurada para as quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians aguarda agora o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conhecer seu próximo adversário. No Campeonato Brasileiro, a equipe ocupa a 12ª posição, com 22 pontos, buscando ascender à primeira metade da tabela. O próximo compromisso do time comandado por Dorival Júnior será contra o Juventude, em Caxias do Sul, pela 19ª rodada do Brasileirão. A partida no Alfredo Jaconi está agendada para a próxima segunda-feira, às 20h (horário de Brasília).

"O Corinthians conseguiu uma classificação merecida!", comemora Careca | A Voz da Torcida

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos