1. FuTimão

Diretor da Base do Corinthians pede demissão por conflitos com executivo

Por Redação FuTimão em 09/02/2026 14:13

Carlos Roberto Auricchio, conhecido no meio corintiano como "Nenê do Posto", comunicou sua renúncia ao cargo de diretor estatutário das categorias de base do Corinthians nesta segunda-feira. A decisão ocorreu poucas horas após o clube oficializar a contratação de Ricardo Drubscky para a função de coordenador da base.

Mudanças Estruturais e Critérios Questionados na Base Alvinegra

A principal fonte de insatisfação para Nenê do Posto reside nas ações do executivo Erasmo Damiani, profissional que assumiu a chefia do dia a dia da base no final do ano passado. Nas últimas semanas, Damiani tem implementado uma série de alterações na estrutura do departamento, resultando na demissão de colaboradores com longa trajetória no clube e na contratação de novos nomes considerados mais alinhados ao seu projeto.

Em entrevista exclusiva, o agora ex-diretor da base expressou seu descontentamento com os critérios dessas substituições. "O Damiani só traz cara que ele conhece, que é da confiança dele. Não sou contra trocar profissionais, mas precisa tirar quem é fraco, não quem é bom. Ele mandou embora o Ricardo Oliveira, da captação, e agora o Robson (Zimerman, ex-coordenador) para trazer o Drubscky. Os dois são profissionais excelentes, com bons serviços prestados ao Corinthians . Qual o critério das demissões? Qual a desculpa? Estão trocando apenas por trocar", declarou Nenê.

Interferência Externa e Falta de Diálogo Marcam a Saída do Diretor

As divergências de Nenê do Posto com a gestão da base não se limitam apenas às contratações e demissões de profissionais. O diretor estatutário também manifestou sua insatisfação com a interferência de conselheiros no departamento e com a sensação de ter sido deixado de lado pelo novo executivo, Erasmo Damiani, que chegou ao Parque São Jorge com autonomia para promover as mudanças que julgasse necessárias.

"Você lembra o que o Fabinho Soldado e o Memphis falaram na final da Copa do Brasil sobre interferência política no clube? É sempre assim aqui no Corinthians , eles estão certos. Há pessoas que ficam por trás e não colocam a cara porque sabem que terão rejeição da torcida. Todo mundo sabe quem é, não preciso falar nomes aqui."

Nenê do Posto também lamentou a falta de comunicação e alinhamento com a nova diretoria. "Eu era o diretor da base e ainda não conhecia o Marcelo Paz. Como que isso pode acontecer? Não posso continuar assim. Por que eu estava lá? Queria alinhar o trabalho, falar sobre as expectativas para a base, mas não fui chamado para a reunião. Estou há 60 anos no Corinthians , faço um trabalho voluntário e não tiro meu dinheiro daqui. Saio pelo meu bem-estar", concluiu Nenê do Posto.

A reunião mencionada pelo ex-diretor, onde a presença de Marcelo Paz, executivo de futebol, e Erasmo Damiani, executivo da base, foi notada sem a participação de Nenê, ocorreu na semana passada nas dependências do Parque São Jorge. O encontro contou com a presença do presidente Osmar Stabile.

Principais pontos de divergência na base do Corinthians
Aspecto Crítica de Nenê do Posto Ação de Erasmo Damiani
Contratações/Demissões Demissão de profissionais experientes e qualificados (Oliveira, Zimerman) para contratar nomes de confiança do executivo. Implementação de mudanças estruturais com novas contratações e dispensas.
Interferência Política Presença de conselheiros influenciando decisões no departamento de base. (Não especificado no conteúdo original)
Diálogo e Autonomia Sentimento de ser preterido e não ser incluído em reuniões importantes sobre o futuro da base. Chegou com "carta branca" para realizar as mudanças necessárias.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Douglas

Douglas

Nível: Semipro

Rank: 24464

Comentado em 09/02/2026 15:54 Tamo junto, vai Corinthians, confiança na base
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos