- FuTimão
- Desempenho abaixo do esperado de São Paulo, Corinthians e Vasco: entenda os motivos
Desempenho abaixo do esperado de São Paulo, Corinthians e Vasco: entenda os motivos
Por Redação FuTimão em 22/01/2026 11:15
Uma reflexão pertinente emerge sobre o cenário atual de três das maiores potências do futebol brasileiro: São Paulo, Corinthians e Vasco. Apesar de sua expressiva base de fãs, considerável capacidade de arrecadação e conquistas esporádicas, o trio demonstra uma dificuldade crônica em se consolidar no grupo de elite do futebol nacional.
O comentarista Arnaldo Ribeiro, em sua análise no UOL News Esporte, do Canal UOL, traz à tona essa discrepância alarmante. Ele argumenta que, mesmo possuindo atributos para rivalizar com Flamengo e Palmeiras, o Tricolor Paulista, o Timão e o Cruzmaltino se encontram em uma situação que beira o vexame.
Potencial desperdiçado e críticas contundentes
"A gente pode falar do adversário do Flamengo ontem e de dois outros clubes que têm potencial, se não semelhante, ao menos próximo de Flamengo e Palmeiras, que são Vasco, São Paulo e Corinthians . O estado de coisas torna ainda mais humilhante o estado atual de Vasco, São Paulo e Corinthians porque eles estão na ordem dos maiores -- eles têm popularidade, eles têm massa, eles têm arrecadação e eles são um fracasso retumbante. A gente não pode cobrar o mesmo de outros clubes do que a gente cobra de Corinthians , sobretudo, São Paulo e Vasco. São Paulo, Vasco e Corínthians estão entre os cinco mais populares do país e têm mil possibilidades, mas eles fracassam ano após ano. Então, quando a gente for falar desses três, a gente tem que ser veemente," declarou Arnaldo Ribeiro.
O jornalista aprofundou a discussão sobre a situação individual de cada clube, enfatizando que estão aquém do que poderiam alcançar. Segundo ele, nem mesmo os títulos de expressão conquistados nos últimos anos são suficientes para mascarar essa realidade.
Diagnóstico de problemas em cada gigante
A situação do São Paulo, por exemplo, é pintada com traços preocupantes. "O São Paulo, pela primeira vez, teve um previdente impichado; pela primeira vez, a casa dele foi chamada de caça-níquel; pela primeira vez, ele tá lutando contra o rebaixamento no Brasileiro; depois de 10 anos, ele perdeu para a Portuguesa em casa. Então, alguma coisa tá muito errada com o São Paulo."
No caso do Corinthians , apesar das conquistas recentes, a avaliação não é diferente. "Alguma coisa tá muito errada com o Corinthians , a despeito dos dois títulos conquistados no ano passado, nas copas, porque o São Paulo já ganhou Copa também ? Copa do Brasil, aliás, mais épica que a do Corinthians . E alguma coisa está muito errada com o Vasco, que já foi vendido e está em recuperação judicial agora. Então, eles não têm tanta desculpa quanto os demais que arrecadam menos. Esses três, a gente tem que puxar a corda, porque eles deveriam estar nessa nova ordem do futebol", concluiu Arnaldo.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros