1. FuTimão

Dérbis Históricos: Corinthians vs Palmeiras em Mata-Matas do Século XXI - O Legado da Rivalidade

Por Redação FuTimão em 30/07/2025 17:23

Os embates entre os históricos adversários Corinthians e Palmeiras sempre carregam uma atmosfera de decisão, independentemente do contexto. Contudo, quando a disputa se eleva para o patamar de um mata-mata, os elementos da rivalidade são potencializados a um grau estratosférico. Este é precisamente o cenário para o próximo encontro, marcado para esta quarta-feira, na Neo Química Arena, onde as equipes se enfrentarão pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a partir das 21h30.

Este será o oitavo confronto eliminatório entre alvinegros e palmeirenses neste século. Nos sete embates anteriores, o Corinthians obteve a classificação em quatro oportunidades, enquanto o Palmeiras superou o rival em três. O duelo mais recente ocorreu na final do Campeonato Paulista deste ano, adicionando mais um capítulo a essa rica história.

Historicamente, no entanto, o retrospecto geral favorece a equipe da Barra Funda, que soma 13 classificações contra 10 do Corinthians . Em finais diretas, o Palmeiras também detém a vantagem, com oito títulos conquistados sobre o arquirrival, que levantou a taça em cinco ocasiões. Pela Copa do Brasil, este será um encontro inédito, marcando a primeira vez que os clubes se enfrentam neste torneio.

Os Dérbis Eliminatórios do Século XXI

A seguir, um panorama detalhado dos confrontos eliminatórios entre Corinthians e Palmeiras no século 21, com seus respectivos desfechos:

Ano Competição Fase Vencedor Placar (ida) Placar (volta) Observações
2023 Paulista Final Corinthians 1x0 (fora) 0x0 (casa) Yuri Alberto marcou na ida; Hugo Souza defendeu pênalti de Raphael Veiga na volta.
2021 Paulista Semifinal Palmeiras 2x0 (jogo único) Gols de Victor Luis e Luiz Adriano.
2020 Paulista Final Palmeiras 0x0 (casa) 1x1 (fora) Palmeiras venceu nos pênaltis (4x3); Jô empatou no fim, Patrick de Paula decisivo.
2018 Paulista Final Corinthians 0x1 (casa) 1x0 (fora) Corinthians venceu nos pênaltis (4x3); Rodriguinho marcou, Cássio defendeu 2 pênaltis.
2015 Paulista Semifinal Palmeiras 2x2 (jogo único) Palmeiras venceu nos pênaltis (6x5).
2012 Paulista Semifinal Corinthians 1x1 (jogo único) Corinthians venceu nos pênaltis (6x5); Danilo (Palmeiras) expulso.
2003 Paulista Semifinal Corinthians 4x2 (jogo único) Gols de Gil (2), Rogério, Liedson para o Corinthians.

Relembrando Confrontos Decisivos

Em uma das finais do Campeonato Paulista, o Corinthians conquistou seu 31º título estadual, impedindo o que seria o tetracampeonato consecutivo do rival, conforme os registros da época. Sob a orientação técnica de Ramón Díaz, a equipe corintiana obteve uma vitória crucial por 1 a 0 no jogo de ida, atuando fora de seus domínios, com um gol solitário de Yuri Alberto. Na partida de volta, disputada na Neo Química Arena, mesmo com um jogador a menos por quase trinta minutos do tempo regulamentar, o Corinthians conseguiu segurar o placar de 0 a 0. O goleiro Hugo Souza emergiu como figura central ao defender uma cobrança de pênalti de Raphael Veiga no segundo tempo, garantindo assim a conquista do título.

Já em 2021, foi o Palmeiras quem eliminou o Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista. Em um jogo único disputado na Neo Química Arena, o Alviverde triunfou por 2 a 0, com gols anotados por Victor Luis e Luiz Adriano. A equipe então comandada por Abel Ferreira avançou para a final, onde, no entanto, foi superada pelo São Paulo, que tinha Hernán Crespo no comando técnico.

Dérbis com Drama e Pênaltis

Em 2020, o Palmeiras sagrou-se campeão nos pênaltis por 4 a 3, após um empate sem gols na Neo Química Arena e um 1 a 1 no Allianz Parque. Luiz Adriano abriu o placar para o Palmeiras, mas o centroavante conseguiu o empate para o Corinthians nos acréscimos do segundo tempo. Na tensa disputa por penalidades, a estrela de Patrick de Paula brilhou, convertendo a última cobrança e assegurando a taça para o Verdão.

Dois anos antes de perder o título paulista para o rival nas penalidades, o Corinthians havia conquistado o Dérbi em outra decisão por pênaltis. Após uma derrota por 1 a 0 na Neo Química Arena, onde Borja marcou o gol da vitória palmeirense, o Corinthians devolveu o resultado no Allianz, com um gol de Rodriguinho. Na subsequente disputa de penalidades, Cássio se destacou ao defender as cobranças de Dudu e Lucas Lima, garantindo o título para o Corinthians .

Em 2015, em um jogo único, o Palmeiras eliminou o Corinthians na Neo Química Arena, vencendo o rival alvinegro por 6 a 5 nos pênaltis, após um empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Os gols da partida foram marcados por Danilo e Mendoza para o lado corintiano, enquanto Victor Ramos e Rafael Marques balançaram as redes pelo Palmeiras.

Mais uma vez no Campeonato Estadual, os rivais disputaram uma vaga na grande decisão em 2012. Naquela ocasião, o Corinthians jogou com um homem a mais desde os 24 minutos do primeiro tempo, em virtude da expulsão do palmeirense Danilo. Leandro Amaro marcou o gol alviverde, e Willian empatou para o Corinthians . Nos pênaltis, o placar foi de 6 a 5 a favor dos corintianos.

No início do século, em 2003, Gil, com dois gols, Rogério e Liedson foram os responsáveis pela vitória por 4 a 2 do Corinthians , em mais um Dérbi válido pela semifinal do Paulistão. Fabrício, em gol contra, e Muñoz descontaram para o Palmeiras.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
André

André

Nível:

Rank:

Comentado em 30/07/2025 18:54 Vai Corinthias! Hoje é dia de mostrar raça!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos