1. FuTimão

Corinthians x Juventude: O que esperar do Timão antes da semifinal da Copa do Brasil

Por Redação FuTimão em 06/12/2025 11:43

Neste domingo, 7 de dezembro, às 16h, a Neo Química Arena será palco do embate entre Corinthians e Juventude, válido pela 38ª e última jornada do Campeonato Brasileiro. Um confronto que, para ambos os clubes, carrega um peso distinto, visto que seus respectivos destinos na competição já se encontram definidos.

O Alvinegro, atualmente na décima posição com 46 pontos, não possui mais perspectivas de alcançar uma vaga na Copa Libertadores através do certame nacional, restando-lhe a busca pela melhor classificação final possível. Por outro lado, a equipe Jaconera, estacionada na 19ª colocação com 34 pontos, já amargou o rebaixamento matemático para a Série B.

O embate terá cobertura exclusiva do Premiere. O Timão, após um revés por 2 a 1 diante do Fortaleza fora de seus domínios, consolida sua posição intermediária na tabela. Com 46 pontos, a equipe não apenas se vê distante da cobiçada zona de classificação para a Libertadores, como também se encontra completamente segura de qualquer ameaça de descenso. O objetivo remanescente para o clube do Parque São Jorge é assegurar sua participação na próxima edição da Copa Sul-Americana.

Contudo, a prioridade estratégica parece desviar-se para o meio de semana, quando iniciará sua jornada na semifinal da Copa do Brasil, em 10 de dezembro, contra o Cruzeiro. Essa perspectiva sugere que, à semelhança do ocorrido em jogos recentes, alguns atletas importantes deverão ser preservados.

O Dilema Tático do Timão: Gerenciamento de Elenco Antes da Decisão

A lista de ausências no Corinthians se mostra significativa, especialmente no setor ofensivo. Rodrigo Garro e Yuri Alberto, ambos enfrentando desconfortos musculares, estão indisponíveis para este confronto e sua participação no embate da Copa do Brasil contra o Cruzeiro permanece incerta. Memphis Depay, apesar de ter retornado aos treinamentos com o elenco nos dias que antecederam a partida, provavelmente será poupado, visando exclusivamente à competição eliminatória. É plausível que outros nomes habitualmente titulares também sejam preservados, dada a iminência do compromisso crucial no meio da semana.

Do outro lado do campo, o Juventude chega a São Paulo após uma derrota expressiva de 3 a 0 em seus domínios para o Santos, um resultado que apenas corroborou a triste realidade de seu rebaixamento à Série B, já consumado na rodada anterior. Com 34 pontos, a equipe gaúcha não tem como alterar sua posição na tabela, permanecendo na penúltima colocação. Este jogo, portanto, assume um caráter de mera formalidade, além de ser a última aparição do técnico Thiago Carpini no comando do Verdão do Sul, conforme seu anúncio de desligamento após o último confronto.

Juventude Busca Dignidade em Despedida e Projeções para o Duelo

Para a despedida da elite, Thiago Carpini contará com o retorno do volante Caíque, que esteve ausente no jogo anterior devido a suspensão. Essa reintegração deve levar Jadson de volta ao banco de reservas. A formação geral da equipe, no entanto, não deve apresentar grandes alterações em relação àquela que enfrentou o Santos no Alfredo Jaconi. Mesmo com a queda de divisão e a iminente saída de alguns atletas, o Juventude buscará um encerramento digno para sua campanha na Série A.

Para que o leitor tenha todas as informações essenciais sobre o confronto, detalhamos abaixo os dados da partida:

Confronto Campeonato Rodada
Corinthians x Juventude Brasileirão Série A 38ª Rodada
Data Horário (de Brasília) Local
7 de dezembro (domingo) 16h00 Neo Química Arena, São Paulo (SP)

A provável escalação do Corinthians , sob o comando técnico de Dorival Júnior, deve apresentar: Hugo Souza no gol; a linha defensiva composta por André Ramalho, Cacá e Gustavo Henrique; no meio-campo, André, Breno Bidon, Maycon e Matheus Bidu; e no ataque, Dieguinho, Gui Negão e Vitinho.

O Juventude, orientado por Thiago Carpini em sua última partida, deverá alinhar com: Jandrei entre as traves; a retaguarda formada por Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcos Paulo; no setor intermediário, Igor Formiga, Jadson, Mandaca, Nenê e Marcelo Hermes (com possibilidade de Alan Ruschel); e na frente, Rafael Bilu e Taliari.

A equipe de arbitragem designada para o confronto será liderada por Felipe Fernandes de Lima, de Minas Gerais. Ele será auxiliado por Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Brigida Cirilo Ferreira (AL). A responsabilidade pelo VAR estará a cargo de Gilberto Rodrigues Castro Junior, de Pernambuco.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos